.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Aos Iniciantes

Escrever, ditar, comer ou poetar
Basta apenas ter vontade e começar
Não é difícil escrever um poema
O difícil é encontrar um digno tema
Poemas feitos sobre temas sem graça
É como trocar mel por cachaça
O poema tem que saber
Ao tema certo, recorrer
Não basta, simplesmente, se ter á vontade
É necessário se ter sensibilidade
Nem tudo pode virar poesia
É importante se ter a cabeça fria
Por isso, caro poeta iniciante
Seja simples, confiante, galante
Escreva tudo que tens na cabeça
Mas seja honesto, nunca esqueça
Pois a mentira, colocada em um poema
Transforma em mentira, o próprio tema
É claro que o leitor não irá descobrir
Mas pense no que tua consciência irá sentir
Não tenha dó de escrever o que sentir
Pois, com a poesia, terás mais campo, para refletir
Não pense que será fácil o teu começo
Pois meus primeiros versos, hoje, já não reconheço
Eram ruins, sem rimas, sem metrias
Comparando:
Eram palavras, não poesias
Não sei se hoje sou um poeta
Mas, pelo menos, já possuo a mente aberta
Consegui, com meus poemas, sobreviver
E aos meus problemas esquecer
É um refúgio para mim, a poesia
E, fazendo-as sinto imensa alegria
Por isso tente, amigo tente poetar
Tente, o que sente na mente, para o papel passar
Sentirás, no intimo, uma grande satisfação
Em dizer o que pensas, em versos, ao teu irmão.


Autor: Carlos Alberto Lopes
escritor@uol.com.br

2 comentários:

Carlos Orfeu disse...

belessimo poema,de veementes palavras,onde quem as ler
sente-se a profunda vontade de escrever o infímo imperfeito.

. disse...

Poxa... legal. Eu sempre escrevi, desde criança, mas nestas férias eu me descobri mais interessado em seguir nisto como um caminho. To escrevendo, e teu texto me ajudou a reparar em umas coisas na minha amadora poesia. VLW